domingo, 24 de fevereiro de 2008

Discurso do Deputado Eleidson Ferreira, Resaltando a Situação calamitosa do Municipio de Lamarão devido a seca.



É calamitosa a situação dos municípios atingidos pela seca no nosso Estado sobretudo na região do sisal.
Deputado Eliedson Ferreira
Data:19/02/2008
O Sr. PRESIDENTE (Marcelo Nilo):- Com a palavra o deputado Eliedson Ferreira pelo tempo de até cinco minutos. O Sr. ELIEDSON FERREIRA:- Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sr.ª Deputada, servidores desta Casa, senhores da imprensa e todos que nos acompanham da Galeria Paulo Jackson, bem como pela TV Assembleia, é calamitosa a situação dos municípios atingidos pela seca no nosso Estado sobretudo na região do sisal. Os municípios estão abandonados e recebi no dia de ontem uma comitiva d o município de Lamarão no meu gabinete que estão muito preocupados com a situação, situação vivida por 25 municípios da região do sisal e de uma forma especial o município de Lamarão vivendo uma situação que só aconteceu a 15 anos atrás. Podemos classificar como a pior situação dos últimos tempos aponto de atingir Salvador como estamos vendo. Salvador está sendo ameaçada de ter o seu abastecimento de água comprometido. Quero chamar a atenção da Cordec, a Coordenação da Defesa Civil, Superintendência de Recursos Hídricos ´porque segundo me foi passado o governo do estado não está oferecendo nenhum socorro , pelo menos ao município de Lamarão. Recebi no meu gabinete o Sr. Carlos Miranda que é do Sindicato dos Agricultores do município de Lamarão e a situação é a mesma nesses principais municípios vítimas da da seca do nosso estado. Ele diz que a região nordeste da Bahia é castigada pela estiagem. As perdas atingem principalmente os agricultores da região do sisal onde as poucas chuvas dispersas são insuficientes para alterar o quadro. Dos 25 municípios que decretaram situação de emergência o que está em pior situação é Lamarão. Que fica na região de Feira de Santana a 18 km de Serrinha pois nesta cidade não tem hospital, não tem cesta do povo , e os outros instrumentos para amenizar a situação.
A prefeitura não proporciona qualquer programa de assistência aos flagelados da seca, o povo esta bebendo água barrenta e os animais estão morrendo. O açude do Quiji que é o maior fornecedor de água está muito baixo do nível. O açude do Cavaquinho que fica na região da Traíra a água está no fundo do poço. A situação é a mesma. De 1993, portanto, somente há 15 anos atrás se viu tal situação de calamidade pública no interior da cidade, ou seja, na zona rural, no interior das cidades as fontes secaram e falta água potável. Para amenizar o problema depende da ajuda do governo federal e do governo estadual que não chega para fornecer carros pipas com a fiscalização dos sindicatos e associações pois todos sabem que muitos políticos gostam da indústria da seca para se locupletarem. Percebemos a revolta do povo na região do sisal sofrendo as consequências da seca sem a atenção do governo do estado.
Como a grande maioria dos deputados desta Casa durante o recesso estive viajando e visitando os municípios onde a cena muito entristecia ao vermos animais mortos na beira da estrada , ao vermos a seca tomando conta da vegetação e é importante, necessário que a Cordec a Coordenação da Defesa Civil dê uma atenção especial a esses municípios .
É necessário que os deputados desta Casa chamem a atenção da base do governo que tem acesso a Cordec, que tem acesso a Superintendência de Recursos Hídricos , que tem acesso ao governador do estado que chamem a atenção e que aja um despertar para que se dê um socorro a esse povo que está sofrendo e carente de atenção por parte do governo.
Muito obrigado, Presidente.

CONFIRA MAIS NO LINK ABAIXO.

Comentários:

Template Rounders modificado por ::By Tony Miranda [71] 9978 5050::
| 2008 |