terça-feira, 15 de abril de 2014

SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE LAMARÃO entrega requerimento de direto de resposta.


SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE LAMARÃO entrega requerimento de direto de resposta.
 Ilustríssima Senhora Presidente da Câmara de Vereadores de Lamarão-Ba.
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lamarão – Bahia, devidamente qualificado no timbre acima, vem mui respeitosamente à augusta presença de Vossa Senhoria, exercer DIREITO DE RESPOSTA, relativo a pronunciamentos que foram feitos nesta casa Legislativa, por pessoas que tentaram MACULAR as ações do nosso Sindicato no município. Requerendo inicialmente que o presente requerimento seja lido na integra no Plenário e que seja também da mesma forma transcrito na ata desta cessão, com a finalidade de registrar nos anais desta egrégia Câmara, a verdade dos fatos e a realidade do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lamarão.
O nosso sindicato foi fundado em Janeiro de 1977, e reconhecido através de CARTA SINDICAL pelo Ministério do Trabalho em Novembro de 1977, e até a presenta data funciona cumprindo rigorosamente os estatutos com a finalidade de servir os nossos confrades.
Atuamos de forma sistemática para oferecer melhores condições aos Trabalhadores Rurais de Lamarão, temos feito todos os processos de aposentadoria, pensão, maternidade e auxilio doença obedecendo às instruções normativas do INSS, e temos tido grande dificuldade, pois a maioria dos trabalhadores rurais não possui a documentação exigida por Lei, realizamos ai uma verdadeira orientação em busca de obter metas para facilitar o uso dos benefícios previstos na Previdência Social, para o nosso povo, e temos tido êxito em nossa atuação. Salientando que mais de 90% dos que conseguem benefícios na Previdência Social em Lamarão, tem a participação direta do nosso Sindicato.
Participamos de todos os congressos, seminários, e encontros na Bahia e fora da Bahia, em busca de reinvindicações para melhorar a vida do nosso povo, a exemplo do PRONAF – Programa Nacional da Agricultura Familiar.
O nosso Sindicato já realizou em Lamarão vários Cursos para capacitação quando mais de 300 pessoas participaram, e contamos com a participação direta da ADCL – Associação de Desenvolvimento Comunitário de Lamarão.
O nosso Sindicato já realizou Seminários de Desenvolvimento Integrado de Lamarão.
O nosso sindicato já distribui-o vários caminhões de feijão e farrinha, aos carentes, com a participação direta da ADCL – Associação de Desenvolvimento Comunitário de Lamarão e CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento.
Com a atuação direta do nosso sindicato, implantamos em Lamarão a CAJUCULTURA, e foi inclusive instalada uma fabrica de beneficiamento de caju, sob a administração da Prefeitura Municipal.
Em projetos nos anos 90, Lamarão recebeu 4 tratores besouros, uma açude no povoado do Salgado, 2 passagens molhadas no Saco do Moura e Veludo, e vários benefícios de extensão de energia elétrica, e outros com a participação da Prefeitura e outros órgãos, salientando que a época o nosso Assessor Sindical o Bacharel em Direito Carlos Miranda Lima Filho, era também Assessor de um Deputado Estadual bem votado em Lamarão, e tendo acesso ao gabinete do mesmo direcionou vários benefícios para Lamarão, com a cooperação Mutua e Técnica do Sindicato.
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lamarão, sempre participa dos Conselhos Municipais, de saúde, educação, agricultura, de assistência social, merenda escolar etc., fiscalizando e exigindo a aplicação correta dos recursos destinados a estas áreas para que o Trabalhador Rural e a comunidade seja beneficiada, e muitas vezes fica descriminado pelos gestores, porque os mesmos não gostam de fiscalização atuante.
Recentemente tivemos que reformar os estatutos do sindicato para enquadrar no novo Código Civil Brasileiro, e ficou aprovado naquela assembleia geral que os sócios com mais de 2 anos em atraso, e não providencia-se o pagamento a diretoria teria que entrar na justiça para receber as mensalidades, oferecendo ai um grande espaço de tempo para os sócios regularizarem a sua situação, pois, inadimplentes são após 3 meses de atraso. Tudo isso devido a baixa renda que vem sendo verificada nos últimos anos na entidade, cuja as arrecadações não dão para cobrir as despesas, verificando mensalmente um défice de mais de 80%.
Os sindicatos vizinhos cobram aos seus associados 2% sobre ao Salario Mínimo Regional em suas mensalidades e desconta no banco, o nosso sindicato cobra 1% sem desconto em banco e ainda mesmo assim verifica-se esta grande inadimplência, que vem de uma campanha sórdida, praticada por pessoas inescrupulosas que não querem o bem de Lamarão.
Ora senhores vereadores, não foi fácil tomar este decisão de cobrar os inadimplentes, mais somos forçados para não ver o nosso Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lamarão, fechar as portas, por falta de condições, já que não recebemos nenhum dinheiro da Prefeitura, do Governo do Estado ou do Governo Federal, o Sindicato se mantem com as mensalidades taxas e etc, que são pagas pelos sócios.
Em nossas reuniões o nosso assessor sindical, tem usado uma frase bem popular e explicativa quando diz
     “A arrecadação do sindicato, é igual um saco de milho, cada um vem e coloca dentro do saco o seu grão de milho, no final do mês o saco esta cheio”
Se assim todos fizessem o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lamarão, teria recursos para manter uma boa sede, com seus equipamentos necessários para o pleno funcionamento e o pagamento das suas despesas operacionais.
Quem tem obrigação de colocar medico, dentista e outros exames no município é a Prefeitura, que recebe do SUS, ao sindicato cabe fiscalizar a aplicação destes recursos, bem como na área de educação, previdência social, agricultura e etc. e isto temos feito com frequência.
Diante do acima exposto queremos dizer que o sindicato jamais praticou qualquer ato abusivo e que cumpri fielmente os estatutos e a Legislação Brasileira, sempre em busca de conquistas e benefícios para os nossos colegas.
Finalmente agradecemos a presidência e os demais vereadores desta Câmara, por ter nos concedido o direito de resposta e que após a transcrição deste documento na ata desta Câmara, nos seja enviada a copia autentica, para que possamos arquivar em nosso sindicato.
Encerrando queremos dizer
 “Trabalhador Unido, Jamais Será Vencido”.
Lamarão – Bahia, 15 de Abril  de 2014.

Claudionor Pereira de Souza

Presidente







Comentários:

Template Rounders modificado por ::By Tony Miranda [71] 9978 5050::
| 2008 |